ARMAZENAGEM
Sempre que for guardá-lo enrole no sentido do comprimento.
No living o ideal é que o tapete fique debaixo da parte frontal do estofado e da mesa de centro, mas não há regra para isso. Tudo vai depender de quem decora e de quem usa, porém quanto maior o tapete, melhor é a integração do ambiente.
Na sala de jantar o ideal é que o tapete tenha um tamanho que acomode a mesa e as cadeiras, quanto puxadas.
Nos quartos os tapetes podem ser passadeiras ao lado das camas e na peseira. Pode também usar um tapete maior por baixo da cama. Os tapetes em quartos proporcionam conforto acústico e conforto térmico ao sair da cama e não pisar no piso frio.
Em áreas de varanda os critérios de uso são os mesmos, só cuidando de adquirir tapetes mais resistentes à insolação e sintéticos que possam ser eventualmente molhados.
Não há muita regra para a altura dos tapetes. Os mais altos e macios são ideais para áreas de quartos e TV, pois são agradáveis para andar descalço.
Os mais baixos são recomendados para salas de jantar porque facilitam a limpeza.
Há diversas matérias primas para confeccionar tapetes. Desde as mais tradicionais como lã e seda dos tapetes asiáticos, as fibras naturais como juta e ratan e os mais usuais como o poliéster que tem um toque mais suave, o polipropileno que tem capacidade de repelir água e a viscose, uma fibra vegetal nobre e macia.
O valor do tapete vai depender da matéria prima empregada e da quantidade de fios por cm². Quanto mais altos e mais próximos os fios, maior o valor.
Ouse no tapete, para dar mais vida e mais cor no seu ambiente.
Sempre que for guardá-lo enrole no sentido do comprimento.
A lavagem do tapete deve ser feita por pessoal especializado. Para cuidados domésticos, siga sempre as informações na etiqueta do produto. Certifique-se que o tapete esteja bem seco ao voltar para o lugar, para evitar mofo e manchas.
Rotacione seu tapete a cada 3 meses para assegurar o desgaste homogêneo das fibras e evitar que um lado fique mais desbotado que o outro.
Passe o aspirador 1 vez por semana, intensificando o uso em ambientes com maior tráfego.